Humanização

Equipe de Humanização

A humanização não é apenas caridade, é vocação!

As iniciativas de humanização e filantropia no Hospital Paulo de Tarso eram realizadas de maneira aleatória até 2001, quando foi criado o Grupo de Humanização, formado por funcionários do hospital, corpo clínico, enfermagem e grupo de voluntários.

O Grupo de Humanização permitiu a estruturação e a instalação permanente de ações com foco individualizado e pessoal, buscando ultrapassar as barreiras da impessoalidade no tratamento, tornando as relações mais saudáveis e satisfatórias e visando a melhoria da qualidade de vida para nossos pacientes e colaboradores.

Humanizar os serviços hospitalares é uma meta que depende inteiramente de ações cada vez mais atuantes, abrangentes e permanentes. Para tanto, novos projetos de cunho social têm sido implementados, a fim de sensibilizar e motivar o profissional de saúde para a importância de se oferecer um atendimento mais humano, ético e de qualidade.

Atividades do grupo de humanização HPT:

. Acolhimento; Missas e cultos; Grupos Terapêuticos; Reuniões familiares; Reuniões interdisciplinares; Roda de conversas com pacientes; Atividades interativas (bingos, artes, filmes, leituras); Dinâmicas e suporte psicológico aos funcionários; Murais interativos; Festas comemorativas; Palestras reflexivas e motivacionais; Grupo de voluntários; Dia da beleza; Teatro, dança e serestas; Ações de Cuidados Paliativos.

Pela primeira vez, em 2008, o Grupo de Humanização promoveu uma gincana que mobilizou colaboradores, voluntários e prestadores de serviços do Hospital, com objetivo de arrecadar doações de fraldas descartáveis e produtos de higiene pessoal para a “Campanha Natal Solidário”. O resultado deste trabalho foi um sucesso, sendo arrecadadas cerca de 1.800 fraldas, além de vários produtos de higiene pessoal. A cada ano que se passa novos recordes de arrecadação são contabilizados, em 2009 foram entregues 4.132 fraldas geriátricas, 117 desodorantes, 104 hidratantes, 87 condicionadores, 130 shampoos, 124 escovas dentais, 214 pastas de dente, 582 sabonetes e 2.131 artigos de uso pessoal. Todo o esforço beneficia os 82 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos no Paulo de Tarso.

O Hospital Paulo de Tarso conta com o apoio de vários grupos de voluntários, que se dedicam a diversas atividades, doando parte do seu tempo para tornar a permanência do paciente mais confortável e amena. Contamos sempre com um grande e importante apoio das comunidades religiosas próximas à Instituição.

Além de usar recursos próprios para realizar as atividades filantrópicas, o Grupo de Humanização atua na busca permanente do apoio de entidades para o desenvolvimento de novas parcerias e doações.

Entre em contato conosco:

Rua Estoril, 207, Bairro São Francisco – Belo Horizonte / MG – Cep: 31255-190
E-mail: servicosocial@abpt.org.br