Hemoterapia

O Hospital Paulo de Tarso conta, em suas dependências, com uma unidade de assistência hemoterápica, ligada à Fundação Hemominas. A Unidade, além de fornecer sangue e derivados, capacita tecnicamente, treina e atualiza os corpos clínicos do Hospital. Com o objetivo de prestar orientação técnico-científica e informar sobre as normas vigentes do Ministério da Saúde, a Instituição recebe visitas periódicas de profissionais da Hemominas.

Para que nossos pacientes possam receber a hemotransfusão, com conforto e segurança, contamos, principalmente, com a doação voluntária, não só dos familiares dos pacientes do Paulo de Tarso, mas de todas as pessoas que possam ser doadoras. Lembramos que o estoque de sangue pode ser comparado a uma poupança – se só tirarmos e não repusermos, acabará.

A doação de sangue é um gesto insubstituível, que representa esperança de vida para muita gente. Trabalhamos sempre com o objetivo de preservar a saúde dos candidatos à doação e dos pacientes que irão receber a transfusão de sangue. Os procedimentos para doações seguem normas definidas por leis e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), além de medidas de segurança estabelecidas com base em estudos.

Para doar sangue é necessário:

• Ter e estar com boa saúde;

• não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;

• ter idade entre 18 e 65 anos;

• pesar acima de 50 kg;

• dormir bem na noite anterior a doação;

• não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

• não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia; • não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• não ser usuário de drogas;

• não apresentar ferimento ainda não cicatrizado;

• não estar grávida ou em período de amamentação. Após o parto normal é necessário aguardar 3 meses; após cesárea, 6 meses;

• não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 12 meses;

• não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses.

Observações:

• Não doe sangue em jejum. Pela manhã, alimente-se antes de doar; a tarde, dê um intervalo de 3 horas após o almoço;

• tratamento dentário impede a doação por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso;

• O prazo mínimo entre uma doação de sangue total e outra é de 60 dias para os homens e de 90 dias para as mulheres. Para doadores com idade entre 60 e 64 anos, o intervalo é de 6 meses;

• A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;

• Homens podem realizar o total de até 4 doações de sangue em um período de 12 meses e as mulheres até 3 doações.

Para mais informações entre em contato com nosso setor responsável: Horário de Atendimento: de 8 às 12 horas Telefone: (31) 3448-5325