História

Iniciar um empreendimento sem recursos financeiros, contando “apenas” com a determinação e a força de trabalho de quem acredita na idéia não é tarefa fácil, mas perfeitamente realizável. Foi assim que o bancário Virgílio Pedro de Almeida, mirando-se no exemplo da vida e da obra de Paulo de Tarso, principal disseminador do Cristianismo, iniciou a construção do então Asilo Paulo de Tarso, há cerca de 50 anos.

Gilca Boggione, filha de Virgílio de Almeida, conta que a seriedade do trabalho atraiu ajuda de muitas pessoas. Ela se lembra de um grupo de senhoras da sociedade, liderado por Maria José Boechat, que realizava bazares, chás, almoços, tardes de torta regularmente, a fim de arrecadar fundos para a construção. Segundo Gilca, seu pai viajava muito por todo o estado de Minas Gerais como inspetor do Banco do Brasil. Nessas viagens, fez muitos amigos atacadistas que solidarizaram com sua empreitada e o ajudaram tanto na construção como na manutenção das Instituições: Asilo Paulo de Tarso, Abrigo Jesus (de crianças internadas) e Hospital André Luiz. “Quando a situação apertava, era comum vermos chegar caminhões de doações de todo o estado”, recorda.

Quando assumiu a direção da entidade, em 1975, Amarílio Domingos da Costa criou a Associação Beneficente Paulo de Tarso e transformou o antigo asilo no Hospital Paulo de Tarso – Geriatria e Reabilitação.

Com seu falecimento em 2007, assumiu como presidente da Instituição, Mário Alberto de Lima Costa, filho do fundador, que há mais de 25 anos já se dedicava ao Hospital. Na gestão do Sr. Mario Alberto de Lima Costa grandes avanços e conquistas foram alcançados, como a expansão do atendimento para Saúde Suplementar, completa reforma da infraestrutura da instituição, qualificação da gestão e processos que culminaram com a Certificação ISO 9001. Em 2014, com o falecimento do Sr. Mario Alberto, seu filho o Sr. Carlos Costa assumiu a presidência da Instituição ratificando um trabalho passado por gerações, que se mantém fundamentado numa filosofia clara e numa ideologia permanente.

Passados mais de 40 anos desde a sua fundação, o HPT se desenvolveu, aprimorou suas instalações, se modernizou e adquiriu a excelência na prestação de serviços de saúde aos idosos e/ou pacientes crônicos, podendo ser apresentado hoje como referência em atendimento geriátrico, cuidados prolongados e reabilitação, sem nunca perder de vista o que lhe é mais caro: a humanização do tratamento.